Concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia – GO: edital em breve; 1,3 mil vagas
Foi anunciado um novo concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia, cidade do estado de Goiás, para preenchimento de mais de 1,3 mil vagas. A novidade foi divulgada nesta segunda-feira (05/02), informando que além das oportunidades imediatas deve haver outras 3,9 mil vagas para formação de cadastro reserva.
continua depois da publicidade
De acordo com o Prefeito Vilmar Mariano, as oportunidades devem contemplar profissionais de níveis médio e superior. A seleção será organizada por uma Comissão formada por membros das Secretarias da Fazenda e de Administração a princípio.
“Esse é um anúncio que me deixa muito feliz. Este ano preparamos cerca de 1300 vagas com início imediato, tanto para o nível médio quanto para o superior. Para você que quer fazer um concurso, essa é a oportunidade e eu desejo boa sorte a todo mundo que vai concorrer a uma vaga”, disse Mariano.
Concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia: situação atual
Após 10 anos sem nenhum edital de concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia, foram liberadas 1.316 vagas para início imediato por meio de seleção pública. Essas oportunidades serão para ingresso de novos servidores efetivos. O anúncio feito no dia 05 de fevereiro de 2024 indica um prazo máximo para o lançamento do edital.
O documento com todas as regras deve ser publicado em até 90 dias, conforme previsão da Secretaria da Fazenda que está cuidando da organização do certame. Ou seja, o edital deve sair até maio de 2024. A Secretaria de Administração também ajudará nos trâmites, formando Comissão Organizadora para dar início aos processos da seleção.
continua depois da publicidade
O próximo passo é a definição dos membros dessa Comissão e a publicação de decreto com a autorização do concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Isso deve acontecer nas próximas semanas, tendo em vista a urgência pelo edital. Depois disso ainda deve ser definida a banca avaliadora, o cronograma, a forma e custo da inscrição, bem como as etapas.
Vale ressaltar que o último certame para esse município foi publicado no ano de 2013, com oportunidades apenas para a Secretaria de Educação. A seleção contou com provas objetivas e de redação e teve seus resultados homologados em 2014. A última convocação de aprovados aconteceu em 2017.
continua depois da publicidade
Concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia: vagas e remuneração
A expectativa é de que as 1.316 vagas imediatas e as 3.948 de cadastro reserva contemplem diferentes órgãos da Administração Municipal. De acordo com o anúncio, os vencimentos básicos ofertados ficarão entre R$ 1.437,15 e R$ 12.464,89 por mês. É possível que o concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia oferte cargos de:
Nível superior
- Analista de Controle;
- Analista Superior;
- Assistente Social;
- Auditor de Controle;
- Auditor Fiscal;
- Auditor Médico;
- Auditor Tributário;
- Biomédico;
- Enfermeiro;
- Farmacêutico;
- Fisioterapeuta;
- Médico Perito;
- Médico Veterinário;
- Pedagogo;
- Procurador Municipal;
- Professor de Educação Física;
- Psicólogo.
Nível técnico
Nível médio
Concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia: etapas e provas
O formato de avaliação e classificação dos candidatos ainda será definido. No entanto, o titular da Fazenda, Einstein Paniago, já adiantou algumas informações sobre as etapas. Segundo ele, as provas escritas devem acontecer em dias diferentes. O objetivo é permitir que cada pessoa possa concorrer a mais de um cargo.
“A ideia é que para aumentar as chances de participação e para aquelas pessoas que queiram concorrer a mais de um cargo, as provas sejam distribuídas ao longo do ano”, explica Paniago. Se o novo concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia seguir o modelo do anterior, realizado em 2013, é provável que sejam realizadas duas avaliações.
continua depois da publicidade
A primeira deve ser uma prova objetiva, composta por questões de múltipla escolha ou de “certo ou errado”, dependendo de qual for a banca organizadora. Essa deve cobrar, pelo menos, conteúdos de:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Conhecimentos Específicos.
A segunda avaliação do concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia deve ser uma prova de redação. Essa pode ser para todos os cargos ou algum específico. A definição vai depender da organização do certame. Caso exista essa fase discursiva, os candidatos terão que redigir um texto dissertativo sobre o tema apresentado e serão avaliados por:
- Adequação ao tema e à escrita;
- Adequação ao gênero textual;
- Uso da coletânea;
- Coesão e coerência.
Concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia: o que estudar?
Os conteúdos programáticos e as disciplinas cobradas serão informados oficialmente no edital. Esse deve ser publicado até maio de 2024. Até lá, os interessados em participar da seleção podem basear seus estudos no último concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia:
Língua Portuguesa para nível médio
- Interpretação textual: efeitos de sentido, hierarquia dos sentidos do texto, situação comunicativa, pressuposição, inferência, ambiguidade, ironia, figurativização, polissemia, intertextualidade, linguagem não-verbal.
- Modos de organização do texto: descrição, narração, exposição, argumentação, diálogo e esquemas retóricos (enumeração de ideias, relações de causa e consequência, comparação, gradação, oposição etc.).
- Estrutura textual: progressão temática, parágrafo, período, oração, pontuação, tipos de discurso, mecanismos de estabelecimento da coerência, coesão lexical e conexão sintática.
- Gêneros textuais: editorial, notícia, reportagem, resenha, crônica, carta, artigo de opinião, relatório, parecer, ofício, charge, tira, pintura, placa, propaganda institucional/educacional etc.
- Estilo e registro: variedades linguísticas, formalidade e informalidade, formas de tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa.
- Língua padrão: ortografia, regência, concordância nominal e verbal, flexão verbal e nominal, pronome, advérbio, adjetivo, conjunção, preposição.
Matemática para nível médio
- Conjuntos Numéricos: Números naturais, números inteiros, números racionais e números reais: operações, relação de ordem, divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; Números fracionários e decimais: operações, relação de ordem e propriedades.
- Razão e Proporção: Grandezas diretamente e inversamente proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples e composto.
- Funções: Conceito e representação gráfica de funções afim, quadrática e exponencial.
- Sistemas de equações lineares com duas incógnitas: Resolução, discussão e representação geométrica.
- Geometria Plana: Figuras geométricas planas: ângulos, retas, polígonos, circunferências e círculos; Relações métricas nos polígonos; Perímetro de polígono e comprimento de circunferência; Área de polígono e do círculo.
- Noções de Estatística: Apresentação de dados estatísticos: tabelas e gráficos. Medidas de centralidade: média aritmética, média ponderada, mediana e moda.
- Geometria Espacial: Poliedros e Corpos Redondos, Relações métricas nas formas geométricas espaciais.
- Geometria Analítica: Ponto e Reta.
- Análise Combinatória: Princípio Fundamental da Contagem, Arranjo Simples, Permutação Simples, Combinação Simples.
- Probabilidade.
Língua Portuguesa para nível superior
- Leitura e análise de textos de diferentes gêneros textuais; Linguagem verbal e não-verbal. Mecanismos de produção de sentidos nos textos: polissemia, ironia, comparação, ambiguidade, citação, inferência, pressuposto. Significados contextuais das expressões linguísticas.
- Organização do texto: Fatores de textualidade (coesão, coerência, intertextualidade, informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade). Constituição do sujeito discursivo. Autoria. Progressão temática. Sequências textuais: descritiva, narrativa, argumentativa, injuntiva, dialogal. Tipos de argumento. Funcionalidade e características dos gêneros textuais oficiais: ofício, memorando, e-mail, carta comercial, aviso, e-mail etc. Uso dos pronomes. Pontuação. Características dos diferentes discursos (jornalístico, político, acadêmico, publicitário, literário, científico, etc.).
- Organização da frase: Processos de coordenação e de subordinação. Verbos que constituem predicado e verbos que não constituem predicado. Tempos e modos verbais. Concordância verbal e nominal. Regência dos nomes e dos verbos. A função sintática sujeito.
- Classes de palavras. Formação das palavras. Composição, derivação.
- Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Acordo ortográfico.
- Referências bibliográficas e formas de citação, segundo a ABNT.
- Variação linguística: estilística, sociocultural, geográfica, histórica. Variação entre modalidades da língua (fala e escrita). Norma e uso.
Matemática para nível superior
- 1. Conjuntos Numéricos: Números naturais e números inteiros: operações, relação de ordem, divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum e decomposição em fatores primos; Números racionais e irracionais: operações, relação de ordem, propriedades e valor absoluto; Números complexos: conceito,
operações e representação geométrica. - Progressão Aritmética e Progressão Geométrica: Razão, termo geral e soma dos termos; Situações-problema envolvendo progressões.
- Noções de Matemática Financeira: Razão e Proporção; Porcentagem; Juro simples e composto.
- Equações e Inequações: Conceito; Resolução e discussão.
- Geometria: Figuras geométricas planas: ângulos, retas, polígonos, circunferências e círculos. Relações métricas nos polígonos; Perímetro de polígono e comprimento de circunferência. Área de polígono e do círculo.
- Funções: Conceito e representação gráfica das funções: afim, quadrática, exponencial, logarítmica, trigonométricas e modulares; Situações-problema envolvendo funções.
- Sistemas de equações: Conceito; Resolução, discussão e representação geométrica.
- Análise Combinatória: Princípio fundamental de contagem; Combinações e permutações.
- Noções de Estatística: Apresentação de dados estatísticos: tabelas e gráficos; Medidas de centralidade: média aritmética, média ponderada, mediana e moda.
Compartilhe esse concurso