Concurso PC GO 2022: edital em breve para 470 vagas em três cargos
O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou em seu perfil no Twitter que até outubro de 2022 será lançado o novo concurso PC GO 2022 (Polícia Civil). O certame é apenas um dos oito que acontecerão no mesmo ano.
continua depois da publicidade
A distribuição do novo efetivo da Polícia Civil, provavelmente, será a seguinte:
- Agente de Polícia Civil – 350 vagas;
- Escrivão de Polícia Civil – 100 vagas; e
- Papiloscopista Policial Civil – 20 vagas.
O governador demonstrou, por meio de uma série de postagens na sua rede social, que é uma grande satisfação poder anunciar concursos públicos estando com “a casa em ordem”:
Os recursos para a contratação estão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, que já encaminhei à Assembleia Legislativa. Como prevê a LOA, não há previsão de déficit no Estado, com a superação de dívidas deixadas pela gestão anterior. (…) Se temos hoje um Estado que vai ser a maior potência de crescimento nos próximos anos, é porque estamos investindo com seriedade no Estado de Goiás. Agora é com vocês. Eu aguardo o nome dos aprovados no Diário Oficial. #ÉPorVocêQueAGenteFaz
Oito concursos previstos em Goiás para 2022
O total de novas vagas em concursos para Goiás é de 2.031, conforme as palavras do próprio governador Ronaldo Caiado. Além das 470 vagas da PC GO, com previsão de editais em outubro de 2022, no âmbito da DGAP GO (Diretoria Geral de Administração Penitenciária de Goiás), haverá as seguintes outras oportunidades:
continua depois da publicidade
Polícia Militar e Corpo de Bombeiros
Caiado liberou, para maio de 2022, 720 vagas para Soldados e 150 vagas para Oficiais da Polícia Militar de Goiás.
Em julho de 2022, poderão ser lançados editais voltados ao preenchimento de 140 vagas para Soldados e 20 vagas para Oficiais do Corpo de Bombeiros de Goiás.
Mais editais em julho serão para a contratação de 20 Auxiliares de Autópsia, 10 Peritos e 35 Médicos Legistas. Esses servidores suprirão as demandas da Superintendência de Polícia Técnico-Científica.
continua depois da publicidade
Sead e PGE
O governador disse que há a previsão de concursos na Sead (Secretaria de Estado da Administração de Goiás). O intuito será “contratar 329 Analistas para o Poder Executivo”.
No mês de abril de 2022, será lançado edital para a PGE (Procuradoria Geral do Estado de Goiás), com o objetivo de selecionar 32 Procuradores.
UEG e GOINFRA
Para a UEG, a previsão é de que sejam selecionados 94 novos Professores, que suprirão a carência nas aulas de Medicina.
Há ainda a previsão de concurso público para contratar 10 Gestores de Engenharia, no âmbito da
GOINFRA (Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes), já em janeiro de 2022.
continua depois da publicidade
Requisitos e atribuições dos cargos do concurso PC GO 2022
Se você pensa em participar do novo seletivo público da Polícia Civil de Goiás, preste atenção aos requisitos:
Agente de Polícia
Trata-se de um cargo que requer o diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação mais a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria “B”.
Esses servidores efetuam as diligências policiais, apreendem objetos furtados, localizam pessoas, fazem investigações, realizam rondas noturnas e diurnas e policiam zonas impróprias para menores.
Além dessas tarefas, executam o plantão policial, coletam informações, fazem a prisão de infratores em flagrante ou por mandado, conduzem pessoas à presença da Autoridade de Polícia Judiciária e desempenham outras atividades rotineiras.
No concurso de 2016, o subsídio inicial foi de R$ 1.500,00 e a jornada de 40 horas semanais.
Escrivão de Polícia
Também é um cargo que requer nível superior em qualquer área de formação, porém no último edital não foi obrigatória a apresentação da CNH “B”.
Principais atribuições:
- Redigir ocorrências policiais, declarações, depoimentos, portarias, ofícios, mandados, termos, autos, ordens de serviço, editais, circulares, boletins etc;
- Expedir intimações, citações e notificações, guias para identificação, recolhimento e soltura de presos;
- Protocolar ofícios, requerimentos e representações;
- Desempenhar outras tarefas compatíveis.
Último subsídio também foi de R$ 1.500,00, com a mesma jornada de trabalho já mencionada para o cargo anterior.
Etapas do concurso PC GO 2022
- Provas objetivas, de caráter eliminatório, para todos os cargos;
- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
- Avaliação de aptidão física, de caráter eliminatório, para todos;
- Prova prática de digitação, de caráter eliminatório, somente para Escrivão de Polícia;
- Avaliação de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório, para todos;
- Avaliação feita por equipe multiprofissional, de caráter eliminatório, mas somente para os candidatos com deficiência;
- Avaliação médica, de caráter eliminatório, prevista no concurso para Delegado, mas que pode se estender a todos os inscritos;
- Exame psicotécnico, de caráter eliminatório, prevista no concurso para Delegados;
- Curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório, previsto para o cargo de Delegado;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório, prevista para o cargo de Delegado.
O que estudar para o concurso PC GO?
Não é à toa que uma preparação para este tipo de concurso deve ser planejada com extrema antecedência. Veja abaixo o programa resumido de provas para os três cargos previstos no concurso PC GO:
Conteúdos comuns aos cargos de Investigador e Escrivão de Polícia:
- Língua Portuguesa;
- Informática;
- Legislação Penal Extravagante;
- Legislação Específica.
Conteúdos específicos para os cargos de Agente e Investigação de Polícia:
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal.
Conteúdos para o cargo de Delegado:
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Legislação Penal e Processual Penal extravagante;
- Direito Constitucional;
- Criminologia;
- Direito Administrativo;
- Direito Civil e Empresarial;
- Direito Eleitoral;
- Medicina Legal;
- Direito Tributário;
- Direito Ambiental;
- Legislação Estadual e Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica de Goiás e do Brasil.
Para a realização da prova discursiva de Delegado, as matérias cobradas foram: Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal e Processual Penal Extravagante e Direito Constitucional.
Último concurso PC GO
O último concurso para Escrivães e Investigadores (Substitutos) foi lançado no ano de 2016, coordenado pelo Cebraspe. Foram 500 vagas, no total, 25 delas reservadas para candidatos com deficiência.
Um total de 25.072 candidatos se inscreveram para as 280 vagas de Agente de Polícia Substituto nesse concurso PC GO. Isso ocasionou uma concorrência de 93,30 candidatos para cada vaga de ampla concorrência e 18,21 para cada vaga reservada PcD.
Para Escrivão, foram registradas 6.257 inscrições, que geraram uma concorrência na ampla de 29,48 candidatos por vaga e na específica (PcD) de 8,73 candidatos por vaga.
Já o último concurso para Delegado de Polícia Substituto aconteceu no ano de 2018 e contou com um total de 100 vagas, 5 delas para candidatos com deficiência.
O Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás foi a instituição que se responsabilizou pelas etapas de seleção daqueles candidatos.
A concorrência foi de 225,83 candidatos disputando cada vaga de ampla concorrência e 85,80 disputando cada uma das vagas para pessoas com deficiência.
Compartilhe esse concurso