Concursos

Concurso ANM: último pedido foi de mais de 1.000 vagas

Quem participou do último concurso ANM (Agência Nacional de Mineração) e ficou fora da lista dos 40 primeiros convocados, pode ter mais uma chance! É que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorizou provimento adicional de 24 vagas, totalizando, 64 nomeações.

continua depois da publicidade

Segundo a ANM, o certame foi possível graças a um acordo entre o Ministério Público Federal, a União e a própria Agência, visando o “provimento da área de segurança de barragens, depois dos incidentes de Brumadinho e Mariana”. Mas o fato é que somente essas 64 vagas não suprirão o déficit de servidores.

Situação atual do concurso ANM

Com as 24 vagas adicionais abertas, a ANM conseguirá, então, preencher 64 postos de trabalho na carreira de Especialista em Recursos Minerais. Entretanto, trata-se de um quantitativo irrisório, quando se considera que o atual quadro da ANM conta com apenas 664 funcionários públicos e necessita de quase o dobro.

Veja o pronunciamento oficial da autarquia:

continua depois da publicidade

Hoje a ANM conta com 664 profissionais em seu quadro, número bem abaixo do necessário para atender as novas atribuições impostas pela lei de instalação da agência. Somado a isso, com as mais recentes atribuições, relacionadas à rastreabilidade do comércio do ouro e de fiscalização de barragens de rejeito de minérios nucleares, a ANM necessita de mais 1.200 servidores.

Foi por isso, portanto, que a Agência encaminhou ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em maio de 2023, um pedido para que sejam lançados concursos com oferta de pelo menos 1.003 vagas de níveis médio e superior.

Distribuição das vagas solicitadas

A maior parte das 1.003 vagas solicitadas pela Agência Nacional de Mineração em 2023 se destinaria a profissionais de nível superior, que possam ocupar os cargos de Especialista em Recursos Minerais (550 vagas) e Analista Administrativo (95 vagas).

continua depois da publicidade

Poderão concorrer pessoas com formação em diversas áreas, entre elas, podemos citar: Psicologia, Pedagogia, Assistência Social, Direito, Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica, de Segurança no Trabalho, de Minas, Geológica), Arquitetura, Biblioteconomia, Arquivologia, Geologia, Economia e/ou Contabilidade.

As 358 vagas restantes, se autorizadas futuramente, serão voltadas para os cargos de nível médio/técnico de Técnico em Atividades de Mineração (224 vagas) e Técnico Administrativo (134 vagas).

Com relação a este último cargo citado (Técnico Administrativo), vale lembrar que a última oferta de vagas em concurso público se deu no ano de 2009. Na oportunidade, as áreas com vagas foram: Administrativa, Contabilidade, Técnico de Mineração (Agrimensura e Topografia), Geologia, Mineração e Manutenção de Banco de Dados.

continua depois da publicidade

Último concurso ANM

O último concurso público da ANM foi lançado no finalzinho de 2021, contando com um prazo de validade de dois anos, a partir da sua homologação final, passível de prorrogação. As provas aconteceram em abril de 2022 e em fevereiro de 2023 foi autorizada a nomeação dos primeiros 40 candidatos aprovados.

A remuneração inicial prevista naquele edital era de R$ 9.909,30, para o cumprimento de uma jornada de 40 horas semanais.

Para concorrer ao cargo, foi preciso ter diploma de graduação em Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal, acrescido de registro no órgão de classe.

Os primeiros 40 aprovados foram lotados nas cidades de Belo Horizonte – MG (17 vagas), Belém – PA (6 vagas), Brasília – DF (10 vagas), Cuiabá – MT (3 vagas), Salvador – BA (2 vagas) e São Paulo – SP (2 vagas).

Provas do último concurso ANM

As provas objetivas e discursivas do concurso ANM tiveram uma duração total de cinco horas. O Cebraspe foi o responsável pela seleção dos candidatos.

A parte objetiva conteve 40 questões de conhecimentos básicos e 60 de conhecimentos específicos. A parte discursiva consistiu numa proposição de produção de texto, na forma de um parecer, contendo até 60 linhas, sobre “temas relacionados a conhecimentos específicos”.

Já os pontos por títulos foram provenientes de itens como:

  • Diploma de doutorado nas áreas específicas de Geotecnia e/ou Segurança de Barragens e/ou Hidrologia;
  • Diploma de mestrado nas áreas específicas de Geotecnia e/ou Segurança de Barragens e/ou Hidrologia;
  • Certificado de especialização nas áreas específicas de Geotecnia e/ou Segurança de Barragens e/ou Hidrologia;
  • Exercício de atividade autônoma e/ou profissional de nível superior na área a que concorre.

Compartilhe esse concurso

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo